quarta-feira, 10 de julho de 2013

As Testemunhas de Jeová - parte 1

A origem:

As Testemunhas de Jeová iniciaram suas atividades a partir da década de 1870 do Século XIX, quando Charles Taze Russell e alguns amigos formaram um pequeno grupo de estudo não sectário da Bíblia, em Allegheny nos Estados Unidos. Com o fim de publicar as suas ideias sobre o que considerava ser a verdade bíblica em contraste com erros doutrinais que atribuía a outras denominações religiosas, Russell começou a publicar A Sentinela, que se assume como a mais distribuída revista religiosa do mundo,bem como a mais traduzida revista de qualquer gênero. As pessoas que recebiam a revista começaram a reunir-se em grupos para estudo da Bíblia. Assim, acabaram por tornar-se conhecidos por Estudantes da Bíblia ou, quando A Sentinela começou a ser traduzida em outras línguas, Estudantes Internacionais da Bíblia.

(Fonte: Wikipédia, artigo sobre As Testemunhas de Jeová)


A experimentação:

26/06/2013

A fachada do Salão, este foi construído por voluntário e a base de doações.

Saí de casa 19h20 correndo pois gostaria de chegar um pouco mais cedo ao Salão para poder falar com alguém e já começar as minhas anotações, cheguei ao local em pouco mais de dez minutos. Fui entrando com cara de assustada e de pronto me impressionei com a organização do local, bonito, limpo, cores claras, pessoas bem vestidas, alegres e simpáticas. No momento que cruzei a porta meu olhar cruzou o olhar de uma moça, a Mariane e esta moça foi a responsável por uma experiência incrível que tive nas horas que fiquei lá dentro.

O interior.



Mariane chegou me cumprimentando, me abraçando, perguntando meu nome e me oferecendo bala. Após as apresentações expliquei o motivo de eu estar ali e ela achou lindo o propósito, foi logo reservando um lugar para mim e outro para o Alexandre ao lado dela. Papo vai, papo vem e muitos "irmãos" vinham conhecer "a novata de calça jeans" (foi assim que me senti. Sim, todas as mulheres usam saia, mas isto é assunto para daqui a pouco) e seguiam um procedimento padrão, o mesmo de Mariane ao me ver entrando. Quando dei por mim já estava "ganhando" (logo explico) um livro que se chama "O Homem em Busca de Deus", Mariane disse que ele combinava perfeitamente com meu blog pois fala de várias religiões do mundo, sem ser tendencioso, mesmo sendo uma publicação das Testemunhas de Jeová (Não li o livro todo ainda, sendo assim não posso opinar. Quando ler faço minhas colocações aqui).

Capa do livro O Homem em Busca de Deus.

Os capítulos do livro.
No momento que estávamos conversando sobre o livro, um moça nos abordou para me cumprimentar, após os cumprimentos expliquei o porque de estar ali, enquanto eu falava, vi que a Mariane se emocionou e chegou a ficar com os olhos marejados d'água. Ao ser indagada sobre o choro ela disse "Um blog, sobre religião. Acho isto muito lindo". Este acontecimento é um aperitivo sobre toda a empatia que eles tem com o mundo!

Livro de estudo bíblico, este com anotações dos estudos da Mariane.
Ao indaga-la sobre como chamar a reunião - culto, missa, reunião... - ela me apresentou o pai dela, Sr. Mário, para me responder. Conversamos por alguns instantes e logo a reunião (assim que eles se referem) começou.
Começamos cantando uma música muito bonita, com um arranjo legal, ritmo e entonações bonitas e logo após um irmão fez uma oração de abertura. Após este momento a Mariane me explicou que as reuniões de quarta-feira são para "ensinar uma testemunha a de fato ser uma Testemunha de Jeová", em tese eles: Ensinam a oratória, ensinam como abordar as pessoas, ensinam como usar as brochuras¹ nas evangelizações e fazem estudo bíblico. Já aos domingos acontece a reunião geral, com fiéis que ainda não procuram um ensinamento maior ou que não tem interesse de ser um publicador.

A capa do cancioneiro deles.



Música de abertura da reunião.

Durante a reunião com uma bíblia em mãos Mariane me mostrou porque eles chamam Deus de Jeová: Em Salmos 83:18 lê-se "Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, Somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.". Isto na TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, que é uma bíblia com tradução linear, quer dizer, a tradução é palavra por palavra diferentemente da bíblia que estamos "acostumados".
A Bíblia de tradução linear.
No Salão não existe um pastor ou um padre, existem vários Anciãos que são somente pessoas que tem um estudo maior da bíblia e da religião, assim são elevados a este posto. Ainda existe uma classe abaixo que chamam de Servo Ministerial, este realiza as tarefas mais mecânicas do Salão, enquanto os Anciãos cuidam da parte espiritual dos fiéis.
Neste dia o irmão da Mariane e filho do Sr. Mário, foi "promovido" a servo ministerial e a irmã coruja chorou ao ouvir a notícia (lembram que falei da empatia?). E ambos, anciãos e servos ministeriais, são absolutamente voluntários.
Toda a renda para manter o Salão vem doações que são depositadas em uma caixinha, existe mais duas caixinhas; Uma para as publicações, exemplo, se alguém pega um livro ou uma brochura não é cobrado, porém, existe a possibilidade desta pessoa depositar a quantia que julga justa. E a outra é uma caixinha de "fundo de desastres", quando houve as tsunamis no Japão, todas as congregações do mundo pegaram este dinheiro e mandaram para o país atingido e todo mês há em algum momento de alguma reunião um "balanço" das despesas do mês.
Um ponto que achei legal foi que "qualquer um" pode subir e falar ao microfone, "não existe distinção entre clero e leigo" me disseram, porém a reunião segue um roteiro previamente combinado no começo de cada mês e no roteiro está incluso quem falará.

Curiosidades:

- Comentei que achei legal as mulheres estarem todas muito bem vestidas e maquiadas, e ainda falei que estava com medo de ir maquiada e ser mal interpretada, recebi um resposta muito lógica, mas que muitas religiões ignoram: Na Bíblia não há nada que impeça as mulheres de se maquiarem e uma vez que eles seguem tão a risca o livro sagrado, não seria diferente com algo que embeleza as fiéis. 
- As mulheres usam saia pois, nas reuniões todos gostam de estar com roupas mais sociais, os homens usam terno e elas saia, mas isto não é imposto em momento algum. Segundo eles usam por ser discreta e é um senso comum mas, no dia-a-dia usam calça tranquilamente.
- Perguntei a eles qual era a principal diferença deles para as outras religiões, me disseram que eram várias porém, as mais "berrantes" eram as que diziam respeito a nossa alma e o que pensavam sobre o espírito santo. Quanto a alma, eles não creem que corpo e alma são coisas diferente. Creem que quando a carne morre, a alma morre junto. E quanto ao espírito santo, as Testemunhas não creem na Santíssima Trindade, para eles o E.S é uma força por Jeová os guia, os move, os inspira mas, é somente uma força e não algo que pode se materializar!
- Eles tem um site muito interessante, do qual tirei muitas dúvidas e informações. Além de estar disponível na aba de "Publicações" os livros e brochuras dos quais me referi, na integra. Quem quiser saber mais visita lá.


Tenho que me desculpar, iríamos a reunião do dia 7 de julho para conseguir mais informações e finalizar o post. Porém, tive vestibular e cheguei em casa tarde e muitíssimo cansada, sendo assim vou liberar esta primeira parte e logo que tivermos voltarmos ao Salão, libero a "parte 2". Agradeço de coração, novamente, todo o carinho e apoio que estamos recebendo com este projeto.

¹ - Brochuras: Para os Testemunhas de Jeová, são livreto de capa mole, com informações adaptadas para os mais diferentes público, de leitura rápida e não muito extenso. Usam geralmente na evangelização de novos fiéis.